Benefícios do Sabão de Coco e 8 formas de usar

O sabão de coco é um dos produtos mais versáteis que se pode encontrar em uma casa. As utilidades incluem a cozinha, a limpeza geral, o banho dos pets, o jardim, as roupas, a higiene pessoal e o auto cuidado. Apesar de ser quase sinônimo de produto neutro e suave vale lembrar que as versões industriais podem carregar a mesma química pesada que acompanha sabonetes, shampoos e produtos de limpeza convencionais.

O sabão de coco natural vegano deverá conter apenas óleo de coco ou de babaçu saponificado e algum óleo essencial como bônus. Já o sabão industrializado terá grandes chances de conter química pesada e alergênica, além do sebo animal que vem com o “apelido” de Sodium Tallowate. Então, na hora de escolher, fique atenta ao rótulo e se possível compre de pequenos produtores estimulando a economia artesanal.

Benefícios do sabão de coco natural

O primeiro grande benefício do sabão de coco natural é sua sustentabilidade devido à ausência de componentes químicos nocivos à natureza e produtos de origem animal como aqueles presentes no sabão em pó, no detergente e no sabão em barra comum. Só esse benefício para o planeta já justificaria seu uso.

Mas quando falamos em ausência de química pesada a nossa pele parece brilhar de gratidão. O sabão de coco é um produto que normalmente não causará reações alérgicas o que o torna muito bem vindo na pele, cabelos, no banho dos animais e para lavar a roupa da família e dos bebês.

A terceira grande vantagem do sabão de coco é que ele não deixa resíduos por onde passa e por isso pode ser usado para os mais diversos fins, até para a limpeza da parte interna da geladeira e dos brinquedos das crianças por exemplo.

E tanto por sua sustentabilidade quanto por sua característica hipoalergênica e ausência de residuos é o parceiro ideal para a limpeza do dia a dia com a consciência limpa, literalmente!

Os usos do sabão de coco

  1. Sabão de coco para lavar a louça: basta deixar uma barra de sabão de coco em uma saboneteira seca na pia e utilizar preferencialmente com bucha vegetal. No começo pode parecer estranho mas quem muda nunca mais volta, a louça fica impecável e as mãos agradecem!
  2. Sabão de coco para lavar roupa: Rale a barra em ralador grosso e use uma colher de sopa para um ciclo de 8kg (se preferir pode adicionar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio). Lembre-se que por suas características não alérgicas é ideal para a roupa do bebê, roupa íntima, absorvente reutilizável. Ajuda a deixar as roupas mais brancas e mantém a cor das coloridas.
  3. Sabão de coco para tirar manchas: Molhe o tecido e passe diretamente a barra na área manchada da roupa.
  4. Sabão de coco para os cabelos: O coco tem poder nutritivo para os cabelos e auxilia no controle da oleosidade de forma natural, sendo uma alternativa interessante no combate a caspa e a queda capilar. O uso deve ser moderado e observado pois dependendo do tipo do cabelo poderá levar ao ressecamento. E o melhor, sem sulfatos!
  5. Sabão de coco para a pele: As propriedades antioxidantes e os minerais naturalmente encontrados no óleo de coco ajudam a manter a hidratação da epiderme, porém deve ser utilizado de forma balanceada para não acabar com a oleosidade natural da pele. Ideal para uma limpeza profunda e auxilia no combate da acne.
  6. Sabão de coco para banho dos pets: Pelo alto poder de limpeza, componentes naturais e por não provocar alergias o sabão de coco é ideal para o banho dos seus animais.
  7. Limpeza geral: Combinado com água e nada mais, use e abuse do sabão de coco na limpeza interna da geladeira, brinquedos das crianças, pisos, fogão, vidros, box de banheiro, paredes manchadas, tapetes, calçados, sofás, carpetes, armários, MDF, granito, etc, etc, etc…
  8. Inseticida para jardim: Pulverizar as plantas com 1 colher de sopa dissolvida em 1 litro de agua morna é uma forma facil e natural de combater pulgão, lagartas e a mosca branca.

Receita de sabão de coco líquido

1) Ferva 3 litros de água;

2) Adicione 200g de sabão de coco ralado e mexa até derreter;

3) Desligue o fogo e adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (é normal levantar fervura);

4) Adicione 50ml de álcool e mexa;

5) Deixe esfriar e se quiser adicione um óleo essencial quando a mistura estiver totalmente fria.

Agora que você já conheceu os benefícios do sabão de coco natural e as diversas formas de usar, acesse o site da Baobá e garanta o seu Sabão de Coco Natural Baobá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s