Seca, Mista ou Oleosa. Você sabe qual seu tipo de pele?

Antes da gente começar, você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Sendo nossa primeira proteção contra atrito, patógenos ou perda excessiva de água, ela atua também na regulação da nossa temperatura. Além disso, contém receptores que permitem a percepção de dor, tato, temperatura e pressão. Os famosos sentidos à flor da pele!

Ter uma pele iluminada, saudável e linda é o sonho de 4 em cada 5 pessoas, mas para isso, é preciso uma alimentação balanceada, ingestão de água e outros cuidados do dia a dia, que incluem hidratantes e sabonetes por exemplo. Na hora desses cuidados, o essencial é descobrir qual seu tipo de pele, e nisso a gente vai te ajudar 😉

Tipos de pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) existem 4 tipos de pele: normal, seca, oleosa ou mista. Algumas características de cada tipo irão te ajudar a descobrir o seu:

A pele normal tem textura saudável/aveludada e produz gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento. Geralmente, a pele normal apresenta poros pequenos e pouco visíveis. Para este tipo de pele indicamos o sabonete de Manteiga de bacuri, laranja e patchouli ou o de Argila rosa que hidratam e regeneram a pele. 

Já a pele seca, apresenta a perda de água em excesso e normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade, podendo descamar e ficar um pouco avermelhada. Uma pele pode estar seca por fatores genéticos ou hormonais, como menopausa e problemas na tireoide, e também por condições do ambiente em que a pessoa vive, como o tempo frio/seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente, podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele. Neste caso, nosso sabonete de Manteiga de karité e lavanda é um verdadeiro bálsamo!

Com aspecto mais brilhante e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal, a pele oleosa pode ser fruto de uma herança genética ou até mesmo desencadeada por fatores hormonais, excesso de sol, estresse ou uma dieta rica em gorduras (os famosos fast foods). Esta pele apresenta poros dilatados e maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas. Um sabonete natural adstringente e tonificante que serve para equilibrar peles oleosas e acneicas é o sabonete de Argila Verde ou o de Carvão ativado, que elimina as toxinas da pele.

O tipo de pele mais frequente é o misto, apresentando aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), podendo apresentar acne nessa região e seco nas bochechas e extremidades. Para este tipo, o sabonete de Argila Vermelha ajuda a regenerar, tonificar e a estimular a pele. 

Um teste rápido e simples que pode também te ajudar a descobrir seu tipo de pele é passar um lenço de papel limpo no rosto, preferencialmente ao acordar.  Observe o lenço em um lugar com bastante claridade e repare nos resultados:

  • Pele normal: o lenço ficará limpo e sua pele suave;
  • Pele oleosa: o lenço ficará sujo;
  • Pele seca: o lenço ficará limpo, mas você terá a sensação de que sua pele está ressecada, como se estivesse repuxada;
  • Pele mista: o lenço apresentará pouca sujeira.

Pensando em manter sua pele em equilíbrio, nossos sabonetes podem ser usados do rosto ao corpo (você acha todos em nosso site) e agora que você já sabe como descobrir seu tipo de pele vai ficar mais fácil escolher o mais adequado para você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s