Consumo consciente, você pratica?

Uma das maneiras mais eficazes para mantermos a natureza em plena convivência sustentável com o desenvolvimento da tecnologia e dos bens materiais no geral é a reciclagem. Ela consiste na transformação de materiais usados em produtos novos, que poderão ser reinseridos na cadeia de consumo sem a necessidade de extrair mais recursos naturais do meio ambiente. É um tipo de ação que contribui para a preservação ambiental e para a redução do lixo gerado por nós mesmos, os seres humanos.

Diminuir e evitar o uso de materiais não recicláveis, como o plástico em exagero, por exemplo, é possível e necessário para a manutenção da vida. De acordo com reportagem da Revista Galileu, o Brasil é 4º país que mais produz plástico no mundo e o que menos recicla.

Um fato curioso que muitas vezes não nos atentamos é que os materiais não recicláveis provocam impactos ambientais que são gerados não só em seu descarte, como também na produção com a utilização de metais pesados, por exemplo, gerando toxinas no ar que podem causar sérios problemas à saúde humana e no consumo descontrolado e não necessário.

Muitos dos materiais não recicláveis estão presentes em nosso dia a dia, como por exemplo nos móveis, carros, tintas, e até nas roupas que vestimos, sendo assim, não utilizá-los beira o impossível.

O que podemos fazer, falando em termos palpáveis é reduzir o consumo desses materiais no mundo, começando dentro de nossa casa.

Você conhece a Regra dos 3 R?

Reduzir – reutilizar – Reciclar

Por esta regra, primeiro devemos reduzir o consumo, em segundo, reutilizar e, por último, reciclar.

Separamos algumas dicas e com ações simples você conseguirá reduzir parcialmente o consumo de não recicláveis:

  • Carregue sempre com você um kit de alimentação para reduzir os descartáveis quando estiver na rua. Que tal levar uma caneca, um guardanapo de pano ou um kit de talheres?
  • Ao fazer suas compras, prefira embalagens de vidro, papel, papelão ou alumínio. Nossos xampus em pastilhas são vendidos numa latinha fofa e prática, 100 % reciclável.
  • Troque sua escova de dentes de plástico por uma de bambu e ao invés de comprar lâminas de barbear descartáveis, use um barbeador de metal – o produto dura bastante tempo e compensa financeiramente em bem pouco tempo de uso. Assim, você evita o descarte de produtos feitos por plástico e metal, cuja separação para reciclagem dificilmente ocorre.
  • No quesito vestuário, no lugar de tecidos de fibra sintética, utilize algodão, se possível orgânico;
  • Tente opções mais sustentáveis aos absorventes e fraldas descartáveis. Já existem opções para esses produtos, como o coletor menstrual, o absorvente de pano, e as fraldas de pano e biodegradáveis.
  • Cozinhe em casa, assim você evita a geração de lixo e de quebra sua saúde agradece. Caso precise fazer compras, procure lojas em que seja possível levar seus próprios recipientes para comprar grãos e frutas secas, por exemplo. Uma dica bacana é reutilizar nossos saquinhos de algodão, disponíveis para quem faz parte do nosso Clube do Sabonete, lá no site você encontra as informações 😉
  • Substitua as sacolas plásticas por EcoBags, além de estar ajudando o planeta e contribuindo para a diminuição do incrível número de 500 bilhões de sacolas plásticas produzidas por ano, você pode se presentear ou presentear a quem gosta com consciência. A Ecobag Baobá é um charme só e supereconômica!
  • No quesito beleza, esqueça o consumo de cosméticos com esfoliantes sintéticos. Alguns contém microplásticos que são usados justamente para esfoliar a pele, mas o problema é que acabam indo direto para os oceanos.
  • Ainda falando sobre belezas e cuidados, apoie iniciativas que pensem na sustentabilidade em primeiro lugar. Para quem ama os benefícios de nossos hidratantes, estimulamos que a válvula seja reutilizada, já que não é reciclável, reaproveitando você COLABORA COM O PLANETA 🙂

Por não admitirmos qualquer prejuízo para a Natureza, nossos cosméticos e sabonetes são totalmente naturais, feitos à mão, com embalagens sustentáveis, sem corantes naturais ou petróleo. Todos eles acompanham uma tag semente, que você molha, coloca na terra e vê brotar um pouco mais de vida na sua casa. Consulte nosso site e descubra um infinito de possibilidades!

Para finalizar, não esqueça: Pare, Pense e Repense.

Tudo o que você consome é realmente necessário? Toda vez que for comprar algo, repense se vale a pena mesmo.

Quanto menor o consumo, menor o impacto ambiental.

Faça parte da mudança na Natureza!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s