SABOARIA E COSMÉTICA NATURAL

Xampus sólidos: tudo o que você precisa saber para se adaptar ao produto

Quem nunca foi comprar xampu e ficou perdido no meio de tantas opções disponíveis nas prateleiras? Diversos frascos de várias marcas, cores e diferentes finalidades.

Mas o que não se vê com tanta frequência são os xampus sólidos. Mas a boa notícia é que esse produto tem, cada vez mais, ganhado espaço no mundo dos cosméticos.

Afinal, incluir novos hábitos pode ser um desafio, mas, por outro lado, também pode ser muito recompensador. Ainda mais quando resultam numa rotina mais sustentável, prática e econômica.

Adaptação

O hábito de lavar os cabelos nos acompanha desde os primeiros dias de vida e é parte importante da nossa rotina de cuidados e higiene, certo?

Dessa forma, nosso couro cabeludo e nossos fios estão super acostumados a receber produtos industrializados, que têm em sua formulação diversos componentes nocivos a saúde de nosso cabelo.

Por isso, quando optamos por iniciar o uso dos xampus sólidos, precisamos entender que nosso organismo precisa de um tempo para se adaptar ao novo. Fazer um detox mesmo, sabe?

E por que isso acontece?

A máxima de que toda mudança gera um desconforto, faz todo sentido aqui (mas não vale esquecer que, após o desconforto, vem a parte boa, ein?!).

Como citamos anteriormente, seu cabelo, provavelmente, está condicionado a um tipo de produto: o industrializado. E esses produtos funcionam de forma agressiva, removem a oleosidade e a sujeira, mas junto delas, levam também os nutrientes.

Por isso, com o passar do tempo, nossos fios tendem a ficar mais fracos e com camadas de substâncias que vão impermeabilizando nosso cabelo.

Xampu sólido

Existem dois tipos de xampus sólidos: em barra e em pastilha. Cada um possui suas particularidades e é exatamente sobre elas que iremos falar aqui.

Os xampus em barra são produzidos através dos métodos cold ou hot process (já falamos sobre esse assunto no blog) e, por conta disso, as propriedades dos ingredientes utilizados na composição são altamente preservadas. 

Já os xampus em pastilha têm como base os surfactantes suaves de origem natural e não passam pelo processo de saponificação. Isso faz com que o pH do produto adapte-se com maior facilidade ao pH do couro cabeludo.

Esse processo de produção diferenciado dos xampus “convencionais”, impacta na maneira como o produto age em nossos cabelos.

Toda essa diferença pode causar, num primeiro momento, uma estranheza, mas esse é só o tempo necessário para que seus fios se adaptem a fórmula natural dos xampus sólidos. Todos o acúmulo de silicones e derivados de petróleo precisam ser eliminados para que os resultados comecem a ser percebidos.

E como somos diferentes, a experiência também será única para cada pessoa. Para alguns, bastam poucas lavagens, para outros, podem levar meses de adaptação na transição dos xampus industrializados para os sólidos naturais.

Muita paciência e carinho com seus fios durante esse processo, tá? Se achar difícil fazer essa transição de uma vez só, você pode intercalar as lavagens com o seu xampu convencional, também indicamos um anti resíduo (pode ser o sabão de coco ou o sabonete de argila vermelha da Baobá) para os cabelos que ficam com aquele aspecto mais seboso.

O importante é não desistir. Confie no processo e, ao final, você descobrirá um novo cabelo, com textura e movimento diferentes. E, de quebra, contribuirá com o meio ambiente, ao não utilizar mais produtos poluentes. Não tem como dar errado, não é?

Agora que você chegou até aqui, que tal dar uma chance aos xampus sólidos? Lembrando que para escolher o mais adequado para seu tipo de cabelo você precisa considerar a condição do seu couro cabeludo ok?

Ai vai algumas dicas dos Xampus da Baobá:

Xampu em Barra de Maracujá – se o seu cabelo for normal com tendência ressecar, se for mais curto e não muito liso;

Xampu em Barra de Algas – se o seu cabelo for seco na raiz e nas pontas ou cacheado;

Xampu Pastilha de Argila Branca – se o seu cabelo for normal ou um pouco oleoso somente na raiz e se tiver alguma química ou frizz (é o xampu mais versátil da nossa linha);

Xampu Pastilha Carvão Ativado – se o seu cabelo for bem oleoso na raiz e nas pontas e se você precisa desintoxicar a raiz.

Espero que goste!



,

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.